Voltar

Móveis planejados ou sob medida?

postado em 5 de November de 2012 Blog Imob News Nenhum comentГЎrio

Quem opta por planejar móveis para casa ou escritório, geralmente está em busca de beleza e de praticidade, aliadas à personalização dos ambientes de acordo com sua necessidade, perfil e espaço disponível. Para suprir essa necessidade, o mercado oferece diversas opções de móveis planejados e de móveis sob medida. Ambos podem ser adaptados a qualquer projeto, grande ou pequeno, porém, escolher entre um e outro depende muito do tempo a que se está disposto esperar e do dinheiro que é possível investir.

Pra você entender melhor, quando o móvel escolhido é sob medida, significa que o profissional especializado irá projetá-lo com base na medida exata do imóvel, partindo do zero. Neste formato, cada peça tem um corte específico para encaixar milimetricamente nos espaços. Segundo a arquiteta Daniela Soares, o móvel planejado trabalha com a fabricação de modulados, ou seja, todas as peças são feitas em medidas padrão. A partir das peças já determinadas pela fábrica, as lojas do ramo desenvolvem o projeto, desenhando através de programas computadorizados.

Tanto o móvel planejado quanto o móvel sob medida têm como matéria-prima básica painéis de madeira produzidos a partir de pinus ou eucalipto, provenientes de áreas de reflorestamento. Antes de fechar negócio, é importante verificar a procedência da empresa com a qual se escolhe trabalhar, a fim de confirmar se são conduzidas de forma ambientalmente correta. Contratar uma empresa sólida, que forneça garantia, ferragens de qualidade, material diferenciado para cada acabamento e pós-venda faz uma grande diferença para evitar aborrecimentos no futuro.

Para a arquiteta Carla Kiss, uma das principais vantagens deste tipo de móvel é a possibilidade do marceneiro criar detalhes especiais como frisos, molduras diferenciadas e recortes, já que ele produz peças individualmente, seguindo as medidas de cada espaço. “Se o projeto exigir medidas especiais, profundidades fora de padrão, recortes para colunas e pilares indesejáveis, o móvel vai se adequar a cada necessidade perfeitamente”, explica. Porém, a personalização dos ambientes nos mínimos detalhes pode tornar o preço mais elevado.

Considerando que móveis sob medida são pensados individualmente para cada pessoa ou família, tanto no design quanto na fabricação, eles precisam de um prazo maior para serem produzidos. Em média, o processo de compra e execução dos móveis planejados (envolvendo desde a visita à loja até a finalização da montagem) pode levar, em média, a partir de 45 dias (15 dias para o desenvolvimento do projeto e 30 dias para a entrega e a execução). Para se ter maior compreensão do mercado, móveis sob medida desenvolvidos separadamente e somente por marcenarias, podem demandar mais tempo, em torno de 60 dias.

Seja qual for a sua escolha, é necessário planejar todo o processo com certa antecedência, para evitar futuros transtornos.

Fonte: Pense Imóveis

ComentГЎrios