Voltar

Concreto sustentável: A nova descoberta brasileira

postado em 11 de October de 2012 Blog Imob News Nenhum comentГЎrio

Você sabe o que é, para que serve e do que é feito o concreto? Ele é o material mais utilizado na construção civil, feito com uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais. Essa substância artificial semelhante à pedra, serve para a construção de estradas, moradias e diversas outras estruturas.

Já imaginou se, ao invés de utilizar todos esses materiais para a produção do concreto, ele fosse elaborado a partir de materiais recicláveis? Bom, isso não está tão distante da nossa realidade. O Instituto de Arquitetura e Urbanismo, que pertence a USP em São Carlos, idealizou um concreto que substitui os materiais tradicionalmente usados por componentes reaproveitados. Por exemplo, a areia de fundição, utilizada em moldes nos processos de fundição de peças metálicas, pode substituir 70% da areia tradicional, e a pedra pode ser 100% substituída por resíduos que sobram da produção do aço, economizando assim os recursos naturais.

O concreto sustentável começou a ser pensado por volta de 2008, e pode ser usado na execução de contra pisos e calçadas, além de mobiliário urbano e guias, mas inicialmente foi utilizado para a fabricação de peças para pavimentação. Só falta patentear e começar a comercializar, já que a ideia do grupo é viabilizar a aplicação do novo concreto no mercado, com preços atrativos, menores do que os materiais similares que já existem no mercado.

Seu viés ecológico é a maior diferença desse concreto para os presentes no mercado, nos dias de hoje, mas não para por aí. Os materiais reciclados utilizados precisam ser descartados de maneira específica, por serem nocivos ao meio ambiente, e esse é um “plus”, pois o material não poderá ser descartado em qualquer lugar.

Essa é uma bela demonstração de cuidado com o planeta, e com os recursos naturais. Vamos torcer pra que tudo dê certo e a gente possa aderir a esse produto.

ComentГЎrios